AS LIÇÕES QUE ESTAMOS APRENDENDO
A COVID-19

1635160678_COVOD.jpg
Ou que, pelo menos, deveríamos estar aprendendo
Sem dúvida alguma, neste período de pandemia, o mundo está passando por uma das suas maiores transformações já vividas. Em todas as áreas: quer de produção, distribuição, comercialização de produtos e serviços ou, até mesmo, nas de comportamento e relacionamento social. Tudo mudou e continua mudando rapidamente.
Como sempre, na história da humanidade, grandes desafios nos levam a grandes conquistas e, ainda que, por meio de um preço muito alto a ser pago (neste caso, a vida de milhões de seres humanos), vamos sair deste período mais experientes, fortalecidos e “humanizados”, de certa forma.
A Covid-19 entra para a história como um marco divisor: um momento em que fomos “convidados” a rever nossos valores e objetivos. Por sinal, valorizar a própria vida e se manter saudável são assuntos que saíram das seletas rodas dos frequentadores das academias de ginástica, dos adeptos da alimentação natural, dos praticantes de meditação e outras afins, para ser uma realidade do funcionário “chão de fábrica”, da diarista, dos trabalhadores braçais etc., que, por força da má distribuição de renda neste país, sempre colocaram a sua própria vida em segundo lugar.
Nunca uma sociedade inteira, sem distinção de classes, interessou-se tanto por aumentar sua imunidade, por se proteger e por vacinas. E são elas, as vacinas, que devem, sim, ser celebradas neste momento. Uma realidade científica, fruto da superação da espécie humana que, por meio de seus pesquisadores e cientistas, num tempo recorde, conseguiu trazer para todos nós a esperança de que dias melhores, muito em breve, chegarão.
Por fim, um período como este, que, diga-se de passagem, ainda não acabou, deixa-nos muitas lições, dentre as quais podemos destacar: o espírito fraterno nunca foi extinto da natureza humana, apenas estava adormecido; a ciência e cientistas precisam ser constantemente valorizados; a “politicagem” mais atrapalha do que contribui e, portanto, outra “vacina” precisa ser urgentemente desenvolvida pelo brasileiro - a contra os maus políticos.
Lembre-se: continue usando máscara e álcool em gel - isso ainda é fundamental.
Escrito e publicado em 15/06/2021